política educacioal no período militar
1Janielle Alves Neto de Almeida
RESUMO
A política educacional no período militar foi de grandes mudanças e revoluções. Com trocas da posse do governo, transformações constantes no ensino, onde o sistema educacional, guiado por um princípio maior que chegou a ser enunciado por alguns dos generais-presidentes, havendo repressão dos tais contra aqueles que iam de frente com a política usada e determinada por eles, já que o que se buscava era igualdade e democracia dentro da educação. Criaram-se sistemas de aprendizagem, para analfabetos, houve uma certa democratização no ensino médio que se prolongara a uma quantia maior da população, abrindo espaço também para uma educação técnica, programada, formando indivíduos mecânicos.
Palavras-chave: Ensino. Política. Militar. Mudanças.
1 INTRODUÇÃO
Esse artigo tem como objetivo avaliar as transformações educacionais ocorridas no período militar, especialmente os métodos usados pelo governo para delimitação do ensino e uso da política educacional para fortalecer o governo.
Dessa forma, os objetivos específicos são identificar os tipos de governo que regeram nesse período, os problemas e mudanças relacionados ao período militar e a educação, discutir a criação de planos para aperfeiçoar a educação nessa época e preparados para acompanhar o desenvolvimento econômico, o tipo de estrutura usada no ensino, o favorecimento da privatização do ensino, a relação entre educação pública e as necessidades do mercado e extremo autoritarismo dessa época.
Desse modo o problema analisado é entender o que essas mudanças trouxeram como efeito para os dias atuais, tendo conhecimento que laçaram formas de educação, a preparação do indivíduo para a “modernização” do Estado, inserido no ideal de desenvolvimento da nação e do apelo cívico, onde o governo esteve à frente limitando de certo modo o ensino da sociedade, sendo conhecida como