Política econômica e cenário
Microeconomia - se preocupa nao com o produto total, o emprego total ou a despesa total com todos os bens e servicos combinados, mas com o produto de certos bens e servicos, de algumas firmas ou industrias, e a despesa com certos bens e servicos, de determinada familia em determinados mercados. A unidade de estudo e a parte e nao o todo. Por exemplo, a Microeconomia procura explicar como uma empresa fixa o preco de venda de um produto.
Balança comercial - é o nome da conta do Balanço de pagamentos onde se registram os valores das importações e exportações entre os países. Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superávit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra-se um déficit. Quando o saldo da balança comercial apresenta negativo, o governo para equilibrá-la tem que recorrer as reservas cambiais de dólares que o Estado tem em caixa ou recorrer a empréstimos de banqueiros do exterior, este é um fato gerador da dívida externa.
Superávit é quando a balança comercial apresenta saldo positivo pois os valores em dólares das importações, foram menores do que os valores das exportações, ou seja, as exportações proporcionaram maior entrada de dinheiro no pais, (exceto dinheiro de especulações), neste caso, diz-se Balança comercial é favorável.
Déficit é quando um país tem um saldo negativo na balança comercial.
A divida interna é a dívida contraída em moeda nacional pelo governo com as pessoas físicas e jurídicas residentes no país.
Dívida externa é o