Política do ubaldo
João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, nascido em Itaparica no dia 23 de janeiro de 1942, é escritor, jornalista, roteirista e professor. Já escreveu mais de 15 livros traduzidos em 16 países, é membro da Academia Brasileira de Letras e ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.
Ubaldo em seu primeiro capítulo define política desta forma: “é o estudo e a prática da canalização de interesses com a finalidade de conseguir decisões.” Segundo o autor, é impossível que fujamos da Política, porque tudo pode e deve ser visto sob um ponto de vista político. A Política se preocupa com encaminhamento de interesses para formulação e tomada de decisões.
Uma forma de exemplificar o exercício do poder é quando mantemos preconceitos contra nosso semelhante. A existência de preconceitos não é natural. O homem não nasce com preconceitos. Ele os aprende socialmente e ao aprendê-los, seu comportamento está sendo influenciado, desta forma, está sendo submetido a uma forma de poder.
Outra concepção errônea que é esclarecida no livro, é o fato de algumas pessoas se julgarem “apolíticas”. Quando estamos pensando em cuidar de nossa vida apenas, sendo “apolíticos”, na verdade estamos somente com a vista curta ou então somos comodistas, não achando que as coisas estão ruins assim, para que procuremos fazer algo para mudá-las. O fato de uma pessoa não se interessar por assuntos políticos é visto como um ato