Política de resíduos
Conforme informações contidas no site da prefeitura de São Paulo, a cidade de São Paulo gera, em média, 18 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc). Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas por dia.
Os trabalhos de coleta de resíduos domiciliares, seletivo e hospitalares são executados pelas duas concessionárias Ecourbis e Loga. Diariamente é percorrida uma área de 1.523 km² e estima-se que mais de 11 milhões de pessoas são beneficiadas pela coleta. Cerca de 3,2 mil pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos e são utilizados 500 veículos (caminhões compactadores e outro específico para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde).
O aterro sanitário Bandeirantes está desativado desde o mês de março de 2007, mas tem captação de gás. O material coletado pela concessionária é levado para o aterro de Caieiras. O aterro São João está desativado desde o ano de 2009 e atualmente os resíduos coletados pela Ecourbis são encaminhados para o aterro municipal CTL (Central de Tratamento Leste).
Os aterros sanitários são grandes áreas preparadas tecnicamente para receber os resíduos orgânicos coletados nas residências. Estas áreas contam com garantias de proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação do lençol freático. Após o esgotamento dos aterros, a área é totalmente coberta e poderá ser utilizada como área de lazer, depois que o nível de contaminação for praticamente zerado. O aterro CTL (Central de Tratamento de Resíduos Leste) está localizado na Estrada do Sapopemba, 23325 e recebe os resíduos domiciliares coletados pela Ecourbis, que atende às regiões Leste e Sul da capital. O Aterro São João, localizado na Estrada de Sapopemba km 33, em São Mateus, recebeu os resíduos coletados pela EcoUrbis até outubro de 2009.
O aterro Bandeirantes, localizado na Rodovia dos Bandeirantes km 26, em Perus,