POLÍMEROS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA EMPRESARIAL
Davi Machado Pereira
Júlio César Cajé
Robinson Medeiros Fagundes
APLICAÇÃO DA QUIMICA NA ENGENHARIA:
POLÍMEROS
Rio Grande
2012
0
1
RESUMO
Os Polímeros entraram em evidência na segunda metade do século XX, onde surgiu a maioria dos plásticos que conhecemos. O Petróleo deu origem aos polímeros através de um processo chamado Craqueamento, que consiste em pegar o petróleo que esta em forma bruta, e quebrá-lo (dividir) em várias partes.
O subproduto do petróleo (nafta) é obtido através das divisões do petróleo, e da origem aos polímeros através de usinas petroquímicas (1ª e 2ª geração petroquímica).
Na usina de 1ª geração é feita a transformação do subproduto nafta em elementos químicos como etileno, propeno e buteno (ditos monômeros). Os elementos geralmente em estado gasoso são enviados a uma usina petroquímica de 2ª geração, onde são colocados em um reator com níveis de pressão, temperatura e catalisadores adequados, ocorrendo dessa maneira à geração das características do elemento, no nosso caso o polímero.
Os polímeros geralmente após a saída do reator estão em forma de pó, é nesse formato que eles são colocados em uma extrusora que plastifica esse pó através de um processo de aquecimento. Após isso o material é posto em uma matriz em forma de peneira onde o material é picotado, obtendo assim o pellet (pequenas esferas).
Esses pellets são embalados e enviados para a indústria de 3ª geração petroquímica.
Nessa etapa são formados os plásticos que conhecemos hoje (peças plásticas, filmes, chapas, tubos, etc.). E é através de máquinas chamadas injetoras, extrusoras, sopradoras, etc., os polímeros obtêm os mais variados formatos em indústrias de ramo hospitalar, utensílios domésticos e etc.
PALAVRAS CHAVE
Monômeros, Craqueamento, Nafta, Cadeia petroquímica.
2
ÍNDICE
1.