Polímeros
POLÍMEROS, CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDIOS
Leonardo Ramalhão Paes
Ensino Médio, 3º E, nº 21
Disciplina: Química
Profª Dulce
Iperó/SP
Novembro/2011
POLÍMEROS
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. A polimerização é a reação química que dá origem aos polímeros. As unidades estruturais que dão origem às macromoléculas polímeros são denominadas monômeros.
As macromoléculas são formadas a partir de unidades estruturais menores, os monômeros, e o número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.
Existem quatro tipos básicos de nomenclatura de polímeros: * Nomenclatura baseada nos monômeros de origem, para polímeros formados a partir de um único tipo de monômero; * Nomenclatura baseada na estrutura química repetitiva do polímero, para polímeros formados a partir de dois ou mais tipos de monômeros; * Nomenclatura estabelecida pela IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry). * Nomes comerciais.
Abordarei neste trabalho a nomenclatura estabelecida pela IUPAC. A mesma possui um livro de regras para nomenclatura de macromoléculas. De uma forma bastante simplificada, pode ser dito que a IUPAC estabelece para designação de polímeros, que seja usada a partícula poli seguida do nome da menor unidade repetida da cadeia.
A polimerização é uma reação em que as moléculas menores (monómeros) se combinam quimicamente (por valências principais) para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal. Estes podem formar-se por reação em cadeia ou por meio de reações de:
Poliadição:
Policondensação:
A polimerização pode ser reversível ou não e pode ser espontânea ou provocada (por calor ou reagentes).
Exemplo: O