Polímeros: o que são polímeros, como são produzidos, como se dividem, propriedades físicas e cronologia da tecnologia.
Polímeros são materiais compostos por macromoléculas. Essas moléculas são cadeias compostas pela repetição de uma unidade básica chamada MERO daí o nome poli (muitos + mero). Os meros estão dispostos um após o outro como pérolas no colar, uma macro molécula assume o formato muito semelhante a de um cordão. Fazendo analogia as moléculas de um polímero estas estão dispostas muito semelhante a um modelo de um novelo de lã, assim como é difícil remover um fio também é difícil remover uma molécula de uma porção de plástico, pois as cadeias seguram entre si. Polímero são matérias cujo elemento essencial é constituído por ligações moleculares orgânicas, que resultam em síntese artificial ou transformações de produtos naturais.
Como são produzidos os polímeros
A matéria prima que da origem aos polímeros chama-se monômero. No caso do polietano (PE) é o (etileno) por sua vez o monômero é obtido a partir do petróleo ou gás natural, pois é a rota mais barata. E possível obter monômeros a partir da madeira, álcool, carvão e até CO2, pois todas essas matérias primas são ricas em carbono, átomo principal que constitui os matérias poliméricos. Essas rotas aumentam o custo tornando –o não competitivo. No passado os monômeros era obtidos do resíduo do refino do petróleo. Hoje o consumo de polímeros é tão elevado que esses resíduos de antigamente tem de ser produzidos intencionalmente nas refinarias para atender sua demanda.
Como se dividem os polímeros
Conforme as características mecânicas talvez a mais importante. Ela decorre na verdade da configuração especifica das moléculas do polímero. Termoplasticos: São chamados plásticos constituindo a maior parte dos polímeros comercias, tendo sua principal característica podendo ser fundido varias vezes , logo sua reciclagem é possível uma cracteristica bem desejável nos dias de hoje. Termorrigidos (termofixos):