Polímeros químicos
Falaremos, neste trabalho, sobre polímeros químicos. Explicaremos o que são como são formados e onde são encontrados. Alem de exemplificarmos para melhor fixação do assunto.
Primeiro, explicaremos o que é um polímero, para que o leitor possa compreender melhor nossa pesquisa. Após isso, falaremos um pouco sobre a história dos polímeros naturais e de como surgiram os polímeros sintéticos.
Após as explicações serão mostradas suas características, propriedades, estrutura, nomenclatura, a diferença entre polímeros naturais e sintéticos e as reações de polimerização.
Ele será dividido em alguns tópicos, pois, se pegarmos cada conteúdo e explicarmos de maneira separada, a compreensão do leitor fica mais fácil, visto que, explicando cada tema e depois relacionado os temas propostos, se aprende mais.
Pretendemos com esse trabalho ganhar mais conhecimento sobre os polímeros e esperamos que ele traga conhecimento ao leitor sobre o mesmo, pois é destinado a quem tem curiosidade em saber o que é um polímero.
Esperamos que quem ler esse material possa conhecer um pouco mais sobre os polímeros. E que esse material sirva de apoio didático a todos os que a ele tiverem acesso.
Polímeros
São materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, formados por muitas partes. Formam-se a partir de unidades estruturais menores, denominados monômeros. Por possuírem um tamanho avantajado e elevada massa molecular, são chamados de macromoléculas. São utilizados na fabricação de produtos como o plástico. Os monômeros são obtidos a partir do petróleo e do gás natural. Também é possível obtê-lo através do álcool, da madeira, do carvão e até do CO2, pois todas elas são ricas em carbono, átomo principal que compõem os polímeros. Para formar um polímero, o monômero reage com outro monômero através de reação química covalente, chamada reação de polimerização. Quando os monômeros são iguais formam um homopolímero, já quando os monômeros são diferentes, forma-se um