Polímeros oxibiodegradáveis
POLÍMEROS OXIBIODEGRADÁVEIS
O QUE SÃO COMO SÃO FABRICADOS E VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO Betina Pereira Andrade
Resumo. Os plásticos (polímeros) vêm sendo usados desde 1930 e fazem parte do nosso dia-a-dia devido a suas características de boa resistência mecânica, leveza, facilidade de conformação e etc. Entretanto, ao seu uso está associado à: um crescente volume de resíduos nos aterros sanitários; poluição visual e ambiental; efeitos danosos à fauna entre outros. Além desses problemas gerados pelos plásticos, existe a condição do enorme tempo necessário para a sua decomposição no ambiente, o que lançou um desafio ambiental. Como uma alternativa para tentar minimizar o tempo de descomposição dos polímeros na natureza, surgiu os polímeros oxibiodegradáveis, que são polímeros adicionados de um catalisador á base de metais que permitem que estes polímeros reajam com o ar acelerando a sua decomposição e liberando compostos não nocivos no ambiente. Como o problema do plástico é uma realidade a ser combatida e as alternativas menos nocivas ao meio ambiente são válidas, cabe a esse artigo apenas explanar sobre as características dos polímeros oxibiodegradáveis e as vantagens e desvantagens de sua utilização.
Palavras-chave: Polímeros, Polímeros oxibiodegradáveis, aditivos, degradação, resíduos.
1. INTRODUÇÃO
A disseminação do uso do plástico no século xx, associada ao crescente volume de resíduos gerados pelos centros urbanos e ao tempo necessário para a decomposição do material no ambiente, impôs a necessidade da busca em alternativas menos prejudiciais ao nosso planeta.
O mundo vem fabricando plásticos desde 1930 sendo que menos de 5% desta produção é incinerada e todo o restante dessa porcentagem está em algum lugar do planeta. No Brasil a situação é alarmante. Segundo dados da