Polímero, Bioquímica e Termoquímica resumidos
Polímeros são compostos químicos formados a partir de monômeros, unidades estruturais menores, que serão repetidas num processo conhecido como polimerização.
O número de monômeros repetidos na macromolécula determinará seu grau de polimerização.
Os polímeros, no geral, possuem mesmos elementos e em mesma proporção do que os monômeros que os geraram, obviamente em maior quantidade absoluta (definida no grau de polimerização.
Segundo a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) a nomenclatura dos polímeros deve se dar pelo uso do prefixo –poli seguido do monômero que o formou entre parênteses. Entretando ela considera as nomenclaturas vulgares pois, quando as regras foram estabelecidas, os nomes já eram populares, sendo inviável impedir sua utilização.
Polimerização
A reação de polimerização pode ser, didaticamente, representada como:
Monômeros: ...+A+A+A+A+...→ Polímero:...-(A-A-A-A)-...
Polímeros de adição:
Polímeros formados através de uma reação de adição, a partir de um único tipo de monómero.
Ex: n (etileno) → polietileno n (CH2 = CH2) → (- CH2 - CH2 -) n
Polímeros de condensação:
Polímeros formados através de uma reação de condensação, a partir de um único tipo de monómero com eliminação de uma molécula pequena, geralmente a água ou HCl.
Ex:n (α-glicose) → amido + n H2O n (C6H12O 6) → (C6H10O 5) n + n H2O Copolímeros:
Polímeros formados através de uma reação de adição ou condensação, a partir de mais de um tipo de monómero.
Ex:n (eritreno) + n (estireno) → buna S n (ácido terefáltico) + n (etileno glicol) → poliéster dracon + n H2O
Poliestireno
É resultante da polimerização do monômero de estireno.
É um termoplástico, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa.
É a matéria-prima dos copos descartáveis, isopor, de lacres de barris de chope de várias outras peças de uso