Polígrafo Sobre Microbiologia
INTRODUÇÃO
Para que precisamos de uma estrutura física especial para trabalhar com micro-organismos? Esta pergunta nos parece banal hoje em dia, mas há tempos não muito distantes, os pesquisadores não tinham um lugar específico e adaptado para o trabalho seguro e adequado para estudar os micro-organismos. A maioria deles, como Louis Pasteur, trabalhava em sua própria casa em algum cômodo improvisado, geralmente próximo à cozinha para a preparação de meios de cultura ainda rudimentares.
Com o passar do tempo e com os avanços nos conhecimentos em microbiologia, o espaço improvisado teve de ser substituído por lugares, no mínimo, separados da casa, por questões de segurança. Desde então, muitos modelos de laboratórios já foram desenhados e utilizados, mas sempre com o objetivo de mimetizar artificialmente o ambiente encontrado naturalmente pelos micro-organismos, ou seja, nutrientes suficientes para o seu crescimento, temperatura adequada, condições de umidade dentre outros fatores que serão abordados futuramente.
A fim de garantir a segurança num laboratório de microbiologia é necessária a implementação de procedimentos particulares, associados às metodologias necessárias para manipular culturas microbianas. Em qualquer espaço laboratorial, os procedimentos realizados devem respeitar as regras de funcionamento, de medidas de segurança obrigatórias e o manuseio correto e cuidadoso do material, dos reagentes químicos e do equipamento laboratorial. Atender a estes princípios contribui para a prevenção de acidentes e impede a existência de fontes de contágio ou de perigo no local de trabalho. A estrutura mínima de um laboratório de microbiologia deve conter: Área Limpa e Área Suja, estas áreas podem ainda sofrer subdivisões permitindo maior nível de biossegurança.
Esta pratica tem como objetivo proporcionar aos alunos um primeiro contato com o laboratório de microbiologia, além de instruí-los a respeito das normas de