Polígano da Seca 2
491 palavras
2 páginas
Polígono da secaIntrodução
O Polígono das Secas é um território reconhecido pela legislação como sujeito a períodos críticos de falta de chuva. Recentemente as Áreas Susceptíveis à Desertificação, passaram a ser denominadas por força de convenções internacionais, de Semiárido Brasileiro. Compreende os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e extremo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O Polígono das Secas compreende uma divisão regional efetuada em termos político-administrativos dentro da zona semiárida, apresentando diferentes zonas geográficas com distintos índices de aridez, indo desde áreas com características estritamente de seca.
Desenvolvimento
O polígono das secas abrange os estados os estados do Piauí, ceara, rio grande do norte, Paraíba, Pernambuco,alagoas, Sergipe, Bahia e o norte de minas gerais.
É formado pelo regime de chuvas, definido pela falta da chuva, irregularidade e concentração das precipitações pluviométricas, num período pequeno mais ou menos de três meses, que ocorrem fortes aguaceiros, mas de pequena duração, tem a caatinga como vegetação e apresenta temperaturas elevadas.
As causas da seca no nordeste são naturais, a região é localizada onde ocorrem poucas chuvas durante o ano e recebe pouca influencia de massas de ar úmidas e frias vindas do sul, logo permanecem durante muito tempo no sertão nordestino, uma massa de ar quente e quente e seco não gerando chuvas.
Indústria da seca é o termo usado para explicar a estratégia de alguns políticos que aproveitaram a tragédia da seca no nordeste para ganho próprio, a seca é um fenômeno natural que só pode ser controlado com o monitoramento de chuvas, implantação de técnicas próprias para regiões com falta de chuvas ou projeto de irrigação e açudes, tudo isso é utilizado para encobrir desvios de verbas superfaturadas ou em troca de favores políticos.
Os