Polícia comunitária
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA
MATÉRIA: CIDADANIA, MÍDIA E VIOLÊNCIA: DISCUTINDO A QUESTÃO NA ESCOLA PROFESSOR: ELIAS MAYER VERGARA
ALUNO: ERIVALDO SOARES DA SILVA
Titulo
Disseminado a Polícia Comunitária no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Academia de Policia Militar
Nome
Erivaldo Soares da Silva
Local onde o Projeto de Intervenção será executado
Academia de Polícia Militar
Justificativa
Os avanços da sociedade e da criminalidade pedem um novo tipo de policiamento onde o aspecto preventivo seja priorizado em relação ao repressivo. Segundo o artigo 144 da Constituição Federal é função da Policia Militar (PM) o policiamento preventivo e ostensivo e a manutenção da ordem pública.
Muito se tem trabalhado o lado repressivo, fato que pode ser constatado pelas diversas prisões realizadas por essa instituição e a lotação dos presídios goianos, porém uma lacuna estava ficando em aberto: a prevenção
. Por vários anos a Polícia Militar restringiu sua prevenção ao simples ato do patrulhamento das ruas com suas viaturas caracterizadas, ou seja, uma interpretação muito pequena do caráter preventivo. Buscando preencher essa lacuna, e outras deixadas pela omissão do estado, a PM tem que ir mais adiante. Mas como a Polícia Militar pode trabalhar a prevenção em sua rotina diária além, é claro, do patrulhamento com viaturas caracterizadas? A Polícia Comunitária, método de policiamento onde o contato direto do policia com a sociedade é priorizado, pode ser a resposta.
Objetivo Geral
Conscientizar os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos sobre a importância da implantação do Policiamento Comunitário na comunidade onde trabalham.
Objetivos Específicos
Esclarecer os ideais da Polícia Comunitária
Preparar o policial para a função de Policial Comunitário
Demonstrar quais foram os resultados obtidos com o policiamento comunitário em outras regiões
Proporcionar meios que facilitem o