poluição
A poluição do ar, ou poluição atmosférica, é uma das preocupações ambientais da era em que vivemos. Os gazes tóxicos que contribuem para a poluição do ar são provenientes de fábricas, automóveis, outros veículos movidos a motor, termoelétricas, incêndios, vulcões e outros. Além de produzirem odores desagradáveis e darem origem a uma nuvem de fumaça que dificulta a visão, como acontece na cidade de Pequim, representam também um risco para a saúde humana, desencadeando incômodos e doenças e curto e longo prazo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para conhecer quais as doenças causadas pela poluição do ar.
Imagem: envolverde.com.br
Imprimir 2 Twitter 8 Facebook 0 Google + Instruções
A curto prazo as partículas de poeira e dióxido de carbono presentes na poluição atmosférica não causam doenças, mas podem provocar ardor nos olhos, coceira no nariz e irritação na garganta. Podem também dar origem a náuseas, vômitos e desmaios.
Pessoas que vivem vários anos em ambientes de poluição atmosférica têm mais tendência a desenvolver complicações a nível pulmonar e cardiovascular, que podem levar à morte, e enfraquecimento do sistema imunológico.
Imagem: drogariagalanti.com.br
Câncer do pulmão. Viver durante muito tempo neste tipo de ambientes tóxicos torna o ser humano mais susceptível ao câncer do pulmão, uma das doenças com maiores índices de mortalidade e também um dos tipos de câncer mais comuns em todo o mundo.
Asma. Crianças que crescem em locais muito afetados pela poluição do ar apresentam mais dificuldades respiratórias, uma capacidade pulmonar inferior e têm uma maior probabilidade de vir a desenvolver asma.
Imagem: redevida.com.br
Rinite e bronquite. Estas são outras duas das doenças provocadas pela poluição do ar. A rinite primeira é um tipo de alergia que se manifesta no nariz e nos olhos, enquanto que a bronquite, que pode ser aguda ou crônica, é uma inflamação dos brônquios.
Alzheimer