Poluição
Tema: Poluição
Professor: Alysson
Aluna: Klara Meyer
1ºEM04
3. Alterações abióticas
Toda e qualquer contaminação do ar, da agua ou do solo por quantidades indesejáveis de matéria ou energia, prejudicando a vida, é considerada poluição ambiental.
3.1 Poluição sonora
O barulho ou o alto volume de aparelhos de som ou outros aparelhos produz o que chamamos de poluição sonora. A curto e a médio prazo esse tipo de poluição provoca irritação nas pessoas, determinando alterações de comportamento; a longo prazo provoca diminuição de audição e até surdez.
3.2 Poluição térmica
O aumento da temperatura da agua, provocando alteração no meio, é denominado poluição térmica.
A poluição térmica desloca a temperatura do meio interferindo no sucesso de cada espécie em relação às demais.
3.3 Poluição do ar
A poluição do ar pode ser causada pelo aumento da quantidade de gás carbônico, que acentua o efeito estufa causando o aquecimento global, pela introdução de partículas que ficam em suspensão no ar e pela introdução de gases poluentes.
O monóxido de carbono é um gás extremamente perigoso, inodoro, que se mistura ao ar e acaba sendo inspirado também. Ao passar para o sangue, associa-se a hemoglobina, pigmento vermelho do sangue e principal responsável pelo transporte de oxigênio em nosso corpo.
A inversão térmica é particularmente grave em cidades industriais, pois aprisiona grande quantidade de poluentes no ar que a população respira.
3.4 Poluição por elementos radiativos
Elementos radiativos causam mutações genéticas que podem desencadear doenças, como o câncer, e ate mesmo provocar a morte dos indivíduos.
3.5 Poluição por substancias não biodegradáveis
O aumento da quantidade de substâncias não biodegradáveis no meio tem trazido sérios problemas aos ecossistemas. As substâncias biodegradáveis são decompostas por organismos, principalmente bactérias. Já os produtos não biodegradáveis não sofrem decomposição, caso