Poluição e escassez de água
O consumo e escassez de água é um dos maiores problemas discutidos nos dias atuais, devido a pequena quantidade consumível disponível de tal bem, o que leva a grandes estudos que mostram o porquê da tal dados, oque será mostrado no trabalho a seguir.
DESENVOLVIMENTO
Hoje, a escassez de água é um dos maiores problemas enfrentados pelo homem, apesar de cerca de 70% de o planeta ser composto de água cerca de 97,5% é salgada na qual 2,2% está congelada nas calotas polares ou no subsolo e apenas 0,3% está disponível, por ser um bem finito, a água acaba por ser gasta de diversas formas banais, e gerando assim várias consequências por sua escassez.
Ao falarmos sobre escassez de água percebemos que quase em toda sua totalidade ela se da devido à poluição. Atualmente os rios e fontes de águas potáveis do mundo todo estão em crise o que faz com que o fornecimento de água para cerca de 80% das populações do mundo esteja ameaçado. Outro ponto observado é que quase um terço das fontes estudadas também está altamente comprometido pela perda de biodiversidade, principalmente pelo corte das matas ciliares e das matas que cercam as nascentes.
Nos dias atuais, a consciência pela preservação da água é um dos pontos mais discutidos por todo mundo, políticas de preservação de água consumível vem crescendo para evitar o desperdício de um dos bens mais preciosos para a vida humana. Tais políticas tem foco nas pequenas atitudes do dia a dia que levam ao desperdício, como regar plantas, torneiras ligadas, entre outras pequenas atitudes, entretanto, a principal causa que leva ao desperdício e poluição da água se deve muito ao agronegócio.
O agronegócio leva a um grande número no consumo de água pois para produzir ½ kg de carne são necessários 9.463 litros de água, ao passo que para produzir a mesma quantidade de trigo, apenas 94 litros são utilizados. Além disso, a indústria da carne polui a água mais do que todas as indústrias de outros ramos juntas, uma vez que os animais