Poluição visual em camaçari
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROFESSOR: ERNESTO MATA MACHADO JARDIM
TED – TRABALHO EFETIVO DISCENTE
A Poluição Visual Em Camaçari
”
Thaiane Gomes
Camaçari-Ba
2009
Thaiane Gomes
TED – TRABALHO EFETIVO DISCENTE
A Poluição Visual Em Camaçari
Camaçari-Ba
2009
“O mal dos tempos de hoje é que os estúpidos vivem cheios de si e os inteligentes cheios de dúvidas.
Bertrand Russell
Poluição
Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.
Também é considerada poluição visual algumas atuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, pixações, fios de eletricidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.
Vêm crescendo o excesso de cartazes, anúncios, faixas, banners, placas de outdoor e outros dispostos relacionados à comunicação visual no centro da cidade e nas estradas que dão acesso as praias de Camaçari, causando a poluição visual e degradando o meio ambiente e o centro urbano.
No centro da cidade o que destaca é a grande quantidade de placas e faixas.
Legislação
O Decreto 4180 / 2005