Poluição Sonora
A intensidade do som decresce inversamente com o quadrado da distância da fonte. Ou seja, quanto você se afasta o dobro da fonte de ruído, a intensidade do som diminui pela metade.
Portanto, uma forma eficaz de diminuir o impacto da poluição sonora sobre a saúde humana é fazer o disciplinamento do uso e ocupação do solo de uma cidade, através das seguintes medidas: fazer zoneamento da área urbana, de modo que, os emissores de som de alta intensidade fiquem adequadamente afastados dos sensíveis ao barulho; verificar sempre a direção predominante e a velocidade dos ventos; tipo de cobertura do solo; arranjo das edificações e as barreiras naturais e artificiais.
As vegetações que foram barreiras compactas, tipo touceiras, apresentam melhores atenuações.
Propagação de Som por AdministradorWP
As vegetações podem ser úteis contra a poluição sonora através de barreiras compactas que impedem a propagação do som, tipos touceiras, que podem atenuar os ruídos.
Algumas das melhores espécies vegetais tropicais são a palmeira bambu, o bambu e a vergonha de estudante.
A redução dos ruídos provenientes dos veículos automotores pode ser conseguida através da disposição adequada em vias de grande movimento, localizando-as afastadas de áreas residenciais, hospitalares e escolares e o incentivo a melhoria do transporte coletivo, reduzindo o número de veículos circulantes e proibição do tráfego de veículos pesados em áreas onde os níveis de ruídos não devem ser elevados.
Leia mais em: http://www.problemasambientais.com.br#ixzz3IsOuItrT
Poluição Sonora
A Poluição sonora ocorre quando os ruídos alcançam níveis prejudiciais a saúde e ao sossego público.
O ruído é um som indesejável, ou seja, desagradável ao homem.
A intensidade do som é expressa em unidade de pressão sonora, ou decibéis (db ou dB). Um