Poluição sonora
(FISICA)
Nome: Aline Carvalho
Nº 01 2ºA
1 Como ouvimos sons?
A cóclea é a parte do ouvido interno responsável pela audição. É um longo tubo cônico, enrolado como uma concha de um caracol. No interior da cóclea há uma estrutura complexa, denominada órgão de Corti, responsável pela captação dos estímulos produzidos pelas ondas sonoras.
2 O que causa a perda auditiva?
A perda de audição pode ser causada por líquido que permanece no ouvido depois de uma infecção de ouvido. As infecções de ouvido são comuns em crianças. Outros problemas de ouvido que podem provocar perda de audição: Acúmulo de cera no canal auditivo, objetos estranhos presos no canal auditivo, perfuração do tímpano, cicatriz no tímpano por infecções repetidas.
3 O habito de ouvir música com o volume alto pode comprometer a audição?
Sim. O som é uma onda mecânica de pressão, ou seja, as moléculas do ar alteram a sua pressão (distância) em uma frequência determinada, o que nós chamamos de vibração. Esta vibração é transmitida ao ouvido por uma membrana conhecida como tímpano. Para o tímpano vibrar, é preciso que ele esteja tensionado (imagine um tambor, pra você conseguir tocar, ou fazer a membrana que cobre o tambor vibrar, ela precisa estar esticadinha, se ela estiver flácida, não vai vibrar). Alguns músculos são responsáveis por manterem o tímpano assim, esticadinho. Esses músculos também são responsáveis por atenuarem o som de alto volume. Quando a gente se expõe a sons muito volumosos, estes músculos relaxam um pouco deixando o tímpano vibrar mesmo (como se você tivesse deixado a membrana do tambor mais frouxa). Isso é um mecanismo protetor. Só que se você abusar desse mecanismo, o músculo perde a capacidade de manter o tímpano tensionado. Consequentemente, você vai perder a capacidade de ouvir sons de volume maior. Aí, você, sem perceber isso, vai aumentar ainda mais o volume, cada vez diminuindo mais a sua capacidade auditiva.
4 Quais são os tipos de