POLUIÇÃO SONORA - Impacto dos aeroportos e eventos
1. O impacto causado no ambiente urbano pela operação de um aeroporto. Mencione legislação e métricas de avaliação do impacto de poluição sonora.
2. Avalie também as possibilidades de localização dos aeroportos e compare os casos Rio de Janeiro e São Paulo.
3. Como você avalia o aumento no fluxo de passageiros devido, por exemplo, à realização de uma Copa do Mundo de Futebol em termos de poluição sonora?
4. Que consequências este impacto traz para a privatização da operação dos aeroportos? RESPOSTAS:
1. O impacto causado no ambiente urbano pela operação de um aeroporto. Mencione legislação e métricas de avaliação do impacto de poluição sonora.
O paradoxo da necessidade de aeroportos para atender a demanda das cidades mais urbanizadas, e o consequente incomodo gerado pelo trafego de aeronaves aos habitantes por causa do ruído, agravado pelo fato de tê-los próximos das moradias facilitando o acesso, geram antagonismos como as imposições e limitações ao seu funcionamento por causa da poluição sonora, enquanto o aeroporto também limita a cidade impondo limites de ocupação do solo por questões de segurança.
O embate entre grupos comunitários e organizações aeroportuárias tem como objetivo garantir o conforto ambiental dos bairros, neste sentido vários avanços foram conquistados como no do aeroporto Santos Dumont que além da restrição de aeronaves e horário de funcionamento, recentemente foi implementado um sistema de monitoramento dos ruídos no início de 2013, considerando os locais de onde partiam a maioria das reclamações através da ouvidoria da Infraero, e foi verificado que: “em cinco dos seis pontos avaliados o ruído residual estava acima do permitido de acordo com a NBR10151 (Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento), em situação acústica degradada, mesmo sem a passagem das aeronaves. Em três dos seis pontos avaliados, o impacto sonoro devido às aeronaves, caracterizado segundo