Poluição Riacho Reginaldo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O que é poluição? 4
2.2 Efeitos decorrentes da poluição para o homem e o meio ambiente. 6
2.3 causas sociais da poluição hídrica, de acordo com a perspectiva marxista. 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Até pouco tempo acreditava-se que a água era um recurso infinito, mas já é sabido que essa informação é errônea e é uma das grandes preocupações desse século, uma vez que muitos países já enfrentam dificuldades para obter água.
O elevado número de habitantes presente no planeta, grandes índices de urbanização associados ao intenso consumo das sociedades, atividades produtivas e falta de medidas ambientais que possam poupar um elemento natural indispensável à vida são alguns dos fatores ou agentes que afirmam a possibilidade de faltar água em médio prazo no mundo.
Diante dessas perspectivas, a poluição ocupa um lugar de destaque, a contaminação da água contribui para a diminuição do recurso, além de disseminar doenças, pois anualmente morrem milhões de pessoas decorrentes da contaminação hídrica.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O que é poluição?
Poluição é toda e qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo em microescala. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. O lançamento de detritos na água de rios e oceanos e a contaminação dos lençóis freáticos por componentes orgânicos oriundos do chorume de lixo e cemitérios; vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina; agrotóxicos, aterros industriais, dentre outros, são alguns fatores que comprometem a qualidade da água.
Figura 1: Charge contra a poluição.
Dentre muitas formas de poluição desse recurso, as três principais são: industrial, onde a maioria das