Poluição: origens e consequências
Resumo — A economia e a população humana cresceu no ultimo século de forma nunca antes vista na história da humanidade. Nesse sentido cresceu o consumo, e da mesma forma, a poluição, gerada pelo homem e, nociva à vida terrestre. Esse trabalho apresenta de forma ampla e resumida as principais causas e consequências da poluição no Brasil e no mundo.
Palavras-Chave – Poluição Ambiental, Meio Ambiente.
I. Introdução
Desde os primeiros tempos a vida no planeta Terra gera resíduos, orgânicos ou não. Esses resíduos sempre foram necessários para a manutenção e existência das espécies, em um ciclo natural, porém o homem (espécie homo sapiens) através de seus avanços tecnológicos, constante e rápida expansão de suas populações e incessante busca por crescimento econômico, vem alterando esse ciclo natural e introduzindo resíduos no meio ambiente terrestre que têm se mostrado nocivos à vida selvagem e a própria espécie humana. Resíduos esses que são comumente chamados de poluição.
Conforme a definição da O.E.C.D. (Organization for Economic Co-operations and Development) (1974) “Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente”. Estudos mostram que essa introdução, pelo homem, de substancias no ambiente que são nocivas à vida, teve um aumento extremamente significativo e alarmante após a Revolução Industrial (1840), principalmente a partir da metade do século passado com um crescente avanço na mecanização dos processos industriais e utilização, sem planejamento, de combustíveis fosseis, ocasionando o episodio conhecido como The Great Smog em Londres (1952), que matou cerca de 4000 pessoas.
O trabalho a seguir tem como objetivo mostrar os tipos, origens e consequências da poluição ocasionada pelo ser humano no ultimo século, seguindo os tipos de fontes de poluição (Tucci,