Poluição dos rios e lagos
Ao longo deste trabalho, vamos falar de um gravíssimo problema ambiental, “A poluição das águas dos rios e lagos”.
A poluição da água dos rios e lagos, sob o ponto de vista sanitário, constitui um problema cada vez mais preocupante para todos os países.
Vamos apresentar os aspetos mais importantes sobre as causas, consequências e medidas a tomar para evitar a referida poluição.
CAUSAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS E LAGOS
A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começámos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios e lagos tem sido utilizada como uma forma fácil de nos livrarmos do lixo. Esta atitude põe em risco a própria saúde humana e a sobrevivência de muitas plantas e animais.
Sabe-se que as águas doces (rios, lagos, etc.) do planeta em condições de utilização são cada vez menos, em virtude de a sua qualidade diminuir, de dia para dia, por causa da poluição.
Os rios são poluídos pela contaminação de lixos orgânicos, incluindo as excreções humanas e dos animais, e resíduos agrícolas resultantes da decomposição das plantas. Com o aumento da população e a aparição da atividade industrial, a poluição dos rios e lagos não cessou de aumentar.
AS PRINCIPAIS FONTES POLUIDORAS SÃO: * as águas residuais urbanas, que contêm os resíduos colectivos resultantes da vida quotidiana * as águas de origem industrial, que são a principal fonte de poluição das águas dos rios. A maioria das unidades industriais utiliza água em quantidade variável nos diferentes processos de fabrico. * a poluição de origem agrícola, proveniente essencialmente de certos produtos utilizados na agricultura, como os adubos, insecticidas e dejectos de origem animal.
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS E LAGOS
O poder de biodegradação da água é enorme, mas, se a concentração de substâncias orgânicas e químicas ultrapassa certos limites, as águas não a podem regenerar pela ação das bactérias.