Poluição do solo
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA
IN SITU FLUSHING
Belo Horizonte
2009
Daniela Marques
Edson Eugênio Aguiar Junior
Felipe Miamoto
Natália Vasconcelos
IN SITU FLUSHING
Trabalho sobre técnicas de remediação do solo, apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como requisito para a conclusão da disciplina Poluição do Solo. Professor: Hiram.
Belo Horizonte
2009
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo principal o desenvolvimento e caracterização da técnica de remediação de solos contaminados “In Situ Flushing”, conceituando-a, identificando seu uso, tipos de poluentes em que pode ser utilizada e suas principais vantagens.
Palavras-chave: In Situ Flushing, Poluição do solo, Técnicas de remediação.
INTRODUÇÃO
A técnica In Situ Flushing é uma forma de limpar as substâncias químicas nocivas no solo e águas subterrâneas contaminadas. Consiste na extração de contaminantes do solo por dissolução, suspensão em soluções aquosas ou através da reação química com o líquido que passa através das camadas de solo contaminadas. O fluído é aplicado por meio de furos de injeção, galerias para promover a infiltração ou pulverizadores colocados à superfície, sendo os contaminantes arrastados pela água, a qual é posteriormente bombeada até a superfície, recorrendo-se a poços de extração, e sujeita a tratamento. O processo ocorre no local, o que significa que o solo poluído é limpo sem a necessidade de ser desenterrado.
REMEDIAÇÃO
Definições:
“Uma das ações de intervenção para reabilitação de área contaminada, que consiste em aplicação de técnicas, visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes” (CONAMA).
“Implementação de medidas que resultem no