POLUIÇÃO DO AR
DE
GEOGRAFIA
1 - Espaço agrário no mundo
Nos países desenvolvidos:
O espaço agrário apresenta-se diferente enquanto a forma e funcionamento, pois suas formas de cultivo são geralmente utilização de grandes levas de tecnologia e recursos financeiros, aliado a pouca utilização de mão de obra.
Nos países sub-desenvolvidos:
O espaço agrário apresenta-se com grandes marcas deixadas pelos colonizadores, como a forte presença de uma concentração fundiária, e a produção voltada para o mercado externo.
2 – As conseqüências da modernização da agricultura
A expansão da área produtiva a partir de uma modernização introduz novas maneiras de se produzir no campo, pois equipamentos antes restritos às cidades chegam ao espaço rural, e a partir de então começam a dar uma dinamização mais acentuada ao espaço rural.
3 – Reforma Agrária
Corresponde a uma série de medidas, cujo objetivos é a introdução de transformações na estrutura fundiária de um país ou região. Modificando o regime de posse e uso da terra a fim de atender aos princípios da justiça social
• Seus principais objetivos são:
Diminuição dos conflitos fundiários;
Diminuição do êxodo rural;
Aumento da produção de alimentos;
Amenização dos problemas sociais urbanos;
Combater o fenômeno da fome.
A questão de conflitos fundiários
Muitos dos conflitos no mundo atual têm como fator desencadeador a posse da terra, principalmente nos países sub-desenvolvidos, onde a concentração fundiária e de renda é muito evidente, o que acaba por gerar uma sangrenta batalha no campo, seja ela em países desenvolvidos ou sub-desenvolvidos.
4 – As relações de trabalho na zona rural
• Trabalho familiar: predomina a utilização de mão-de-obra familiar em pequenas e médias propriedades;
• Trabalhos temporários: são trabalhos diaristas, sem vínculos trabalhistas e empregatícios com seu local de trabalho;
• A estrutura fundiária distorcida;
•