Poluição das águas
Ciro David Ferraz Domingues
ÁGUA E POLUIÇÃO Trabalho baseado no VI CONEEJT (Congresso Ecológico do Educandário Juvêncio Terra) apresentado aos docentes Alcides Fagundes e Maicon Oliveira como avaliação parcial da II unidade.
Vitória da Conquista – BA
Julho de 2013
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o recurso mais importante do planeta Terra vem sendo alvo de grandes discussões no mundo inteiro, uma vez que já foi de grande abundância, hoje em algumas regiões do mundo está em falta, e o consumismo do ser humano tem trazido muitos problemas para esse recurso, e é isso o que nos preocupa.
Estamos falando da água, tema do XVII SEEJT (Semana Ecológica do Educandário Juvêncio Terra) que foi iniciado com uma palestra do professor Adão Albuquerque nos trazendo a seguinte questão: Água, abundância ou escassez? Apenas 0,08% da água doce do planeta Terra está em regiões acessíveis ao ser humano, ou seja, o que estamos fazendo com esse recurso tão importante que ao nosso alcance de uso temos apenas essa quantidade?
Assim como o XVII SEEJT o VI CONEEJT (Congresso Ecológico do Educandário Juvêncio Terra) tem como tema a água, mas relacionado a diferentes questões. No minicurso do professor Alcides Fagundes o tema foi água e poluição. O uso errado e a poluição de rios e lagos com lixos, dejetos químicos, etc. podem ocasionar doenças, destruição aos animais e falta de água doce, caso nenhuma providência seja tomada.
Água do planeta
Classificada como solvente, a maior parte da água está concentrada nos mares representando 97,5% em todo planeta, 1,7% está nas geleiras e 0,08% são água doce (exceto as geleiras, que são grandes reservatórios dessa água). Incluindo rios e lagos, apenas 0,007% da água do planeta é utilizável sendo que uma parte considerável já se encontra poluída. De acordo com a origem