Poluição das águas
1.0 – Introdução.
A crescente preocupação com a disponibilidade Mundial da Água vem exigindo de todos nós uma nova consciência em relação à utilização desse recurso e sua preservação.
A água potável encontrada na natureza é essencial para a vida no nosso planeta. No entanto, esta riqueza tem se tornado cada vez mais escassa. Pois 97,50% da disponibilidade mundial da água estão nos oceanos, ou seja, água imprópria para o consumo humano, a não ser que seja realizado um processo de dessanilização, o que requer um investimento muito alto. Logo em seguida, temos 2, 493% que se encontram em regiões polares ou subterrâneas, os chamados aqüíferos. Somente 0 007% da água disponível é própria para o consumo humano, e está em rios, lagos e pântanos. A tendência para os próximos anos é um aumento ainda maior no seu consumo, devido à demanda e o crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso, Programas de Uso Racional da Água são realizados por todo o mundo, através de leis, orientações e conscientização da população, e principalmente, tecnologia de ponta aplicada a aparelhos hidráulicos sanitários.
A palavra poluição vem de um vocabulário latino (polluere) que quer dizer sujar.
As águas superficiais e subterrâneas são utilizadas, por vezes, para descarga direta ou indireta de águas residuais. Estas águas encontram-se poluídas quando as suas características físicas, químicas e/ou biológicas se encontram alteradas, pela ação do homem, de tal modo que a sua utilização para o fim a que se destina, fica comprometida.
Os efeitos nocivos de poluição das águas afetam diretamente as pessoas, causando perturbações na saúde e alterações no comportamento das populações, na economia (indústria, turismo) e no ambiente pela degradação da paisagem e pela perturbação ou alteração dos ecossistemas.
2.0 – Desenvolvimento.
As águas são poluídas, basicamente, por dois tipos de resíduos: os orgânicos, formados por