poluição das águas subterrâneas
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
BRUNO MELO DE SOUZA
HENRIQUE BAISSO OGATA
JEFERSON GUSTAVO DE ANDRADE
KARINE ANDRESSA ASSMANN
TATIANE AYALA
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
TRABALHO AVALIATIVO
PATO BRANCO
2014
1. introdução
A água é a substância de suma importância para todas as espécies que abitam este planeta. Para nós seres humanos, não é diferentes, cerca de 70% de nossa massa corpórea é água. Além de que a nossa alimentação também depende desta substância, seja no setor primário (agricultura), seja no secundário (indústria). Porém, este recurso de trivial importância para nós e demais seres vivos do nosso planeta, corre sérios riscos, podendo até mesmo inviabilizar a nossa existência, em ultima análise.
A demanda e qualidade de água disponível, junto com o crescimento rápido de nossa espécie, e com o aumento da concentração de humanos em “megacidades” já se faz evidente por todo o globo. De acordo com dados revelados pelo Fundo das Nações Unidas pela infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que quase metade da população mundial, ou seja, 2,6 bilhões de pessoas não contam com serviços de saneamento básico, e que cada uma em seis pessoas, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, não possuem abastecimento de água adequado.
Junto com projeções feitas pela Organização das Nações Unidas, ONU, se tudo continuar como esta, em 2050 mais de 45% da população mundial (um pouco menos que a metade) estará vivendo em países incapazes de garantir a cota mínima de águapor dia (50 litros por pessoa).
Com base nesses dados no ano 2000, 189 países assumiram responsabilidades para com as metas de desenvolvimento do milênio, sendo uma delas de reduzir a metade o número de pessoas sem acesso à água potável.
Apesar da abrangência do assunto, por orientação, o trabalho deve-se reter a informações referentes à poluição de águas