POLUIÇÃO DAS AGUAS
• Considerações Gerais
A água é fundamental à vida, satisfaz completamente a estas exigências e se encontra presente em proporções elevadas na constituição de todos os seres vivos, inclusive no homem, onde atinge cerca de 75 % de seu peso. Sua influência foi primordial na formação das aglomerações humanas.
O homem sempre se preocupou com o problema da obtenção da água em quantidade e qualidade suficiente ao seu consumo e desde muito cedo, embora sem grandes conhecimentos, soube distinguir uma água limpa, sem cor e odor, de outra que não possuísse estas propriedades atrativas.
A água presente em nosso ambiente encontra-se em constante movimento. Os processos de transporte de massa tem lugar na atmosfera, em terra e nos oceanos, sendo o conjunto desses processos chamado de Ciclo
Hidrológico.
O homem sempre procurou entender os fenômenos do Ciclo Hidrológico e mensurar suas fases, entretanto, em que pese o atual conhecimento sobre o
Ciclo, há o caráter aleatório inerente ao mesmo que nos obriga a trabalhar sempre com estatística.
• Distribuição Geográfica da Água
A quantidade de água livre sobre a terra atinge 1.370 milhões de km3, correspondentes a uma camada imaginária de 2.700 m de espessura sobre toda a superfície terrestre ( 510 milhões de km2 ).
A primeira vista, o abastecimento de água parece realmente inesgotável, mas se considerarmos que 97 % são de água salgada, não utilizável para agricultura, consumo humano e animal ou uso industrial, a impressão já muda.
Agrava-se ainda que dos 3% de água doce existente apenas 0,3% , aproximadamente, é aproveitável pois a maior parte encontra-se presente na neve, gelo ou em lençoes subterrâneos situados abaixo de uma profundidade de 800 m tornando-se inviável ao consumo humano.
1
Em resumo, a água utilizável é um total de 98.400 km3 sob a forma de rios e lagos , água superficial, e 4.050.800 km3 sob a forma de águas subterrâneas. • A Utilização da Água e as