Poluição da água e do ar
Tema: Poluição do ar e poluição da água
Cujubim – RO, 03 de novembro de 2014.
Disciplina: Biologia
Professor(a): Luciane Burg
Alunos (as): Caroliny de Souza
Luama Kelly.
Série: 3° ano Turma: “A”.
Tema: Poluição do ar e poluição da água.
Cujubim – RO, 03/11/2014.
Poluição do ar
Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Em maior parte, consequência da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e tóxicos no ambiente. As cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo.
A queima de combustíveis fósseis, propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia, assim como outros que contribuem para esse tipo de poluição, como nitrogênio, hidrocarbonetos, ácido nítrico etc.
Também consequências desses poluentes é o aquecimento global. Quando a Terra recebe a luz do Sol, ela reflete parte do calor de volta ao espaço. Se a atmosfera estiver poluída com acúmulo de dióxido de carbono, esse calor não consegue ultrapassá-lo. É o chamado 'efeito estufa', que deixa entrar o calor do Sol, mas não deixa que parte dele seja irradiado de volta para o espaço. A temperatura média na Terra fica mais alta devido a esse calor excedente.
Outra das consequências da poluição é a 'chuva ácida'. Durante a formação das chuvas, se a atmosfera estiver poluída com dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, eles se transformam em ácido sulfúrico e ácido nítrico antes de se precipitarem de volta à terra, causando irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, entre muitos outros estragos à vida na superfície e nas águas dos rios e lagos, que