Poluição Biologicas
Quinhentismo
Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. Note que, nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele visão do homem brasileiro. Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, ligada ao Brasil, mas que denota a visão, as ambições e as intenções do homem europeu mercantilista em busca de novas terras e riquezas. As manifestações ocorridas se prenderam, basicamente, à descrição da terra e do índio, ou a textos escritos pelos viajantes, jesuítas e missionários que aqui estiveram.
Características:
As características desse movimento foram separadas em duas categorias: a literatura informativa, e a literatura dos jesuítas. Embora alguns autores tenham escrito em ambos os estilos, a maioria das obras eram claramente pertencentes de uma das duas.
Literatura Informativa
- Descreve a fauna e flora do Brasil descritiva, sem valor literário, mas grande valor histórico exaltação da terra, revelando o espanto europeu diante de nossas terras uso frequente de superlativos.
Literatura dos Jesuítas
- Voltada para a catequese dos índios brasileiros poesia de devoção, e teatro de caráter pedagógico pouco estilo poético, mas extrema religiosidade.
Nessa época destacavam-se, o Renascimento cultural e comercial e a Reforma protestante na Europa as grandes navegações e descoberta de novas terras.
Autores e Obras:
Pero Vaz Caminha
Autor da "certidão de nascimento" do BR, onde relatava ao rei de Portugal a "descoberta" da Terra de Vera Cruz (1500)
Pero Lopes de Souza
Diário da navegação da armada que foi à terra do BR em 1500 (1530)
Gabriel Soares de Sousa
Tratado descritivo do BR (1587)