POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
O fator temperatura não é o único problema apontado nas pesquisas, mas a mudança climática prevista é muito mais complexa colocando em risco a sobrevivência de várias espécies, inclusive a humana.
É perceptível o aumento significativo de catástrofes climáticas como tufões, furacões, tsunamis, enchentes, ondas de calor excessivo e outras em todas as partes do mundo deixando um rastro de destruições, grande quantidade de mortos e feridos, escassez de água potável e doenças.
Os principais fatores que contribuem e aceleram o aquecimento do planeta são as queimadas, emissão de gases, tecnologias e alterações da superfície da terra como o desmatamento em massa.
O maior desafio para que tenhamos uma redução dos níveis de gases poluentes na atmosfera é comportamental, ou seja, o entendimento das pessoas com um tema extremamente importante para a existência de vida no planeta.
Algumas ações de baixa complexidade como, usar aparelhos elétricos mais eficientes, utilização de carros que consomem menos combustível, uso de transportes coletivos e eficientes, tecnologias renováveis, uso consciente de recursos naturais, coleta seletiva, captura e armazenamento de CO2 e etc devem ser adotadas por todos e com certeza se cada um se comprometer a mudança de comportamento, os resultados serão perceptíveis e colhidos nas próximas gerações.