Poluição ambiental
Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.
A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.
Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.
Poluição Ambiental na Construção Civil
Como muitas pesquisas apontam, a construção civil é o setor que mais gera impactos ambientais. Durante a construção de um edifício a devastação é considerável. Desde a extração das matérias-primas a serem utilizadas até o descarte final da quantidade exagerada de entulho.
O setor é um grande emissor de Material Particulado que nada mais é que a junção de poeira, fumaça e poluentes que ficam suspensos na atmosfera por seu tamanho invisível a olho nu. As demolições, movimentações de terra, raspagens, perfurações e quebras são as principais atividades geradoras dessas partículas.
A construção civil usa cerca de 66% da madeira natural extraída e a maioria das florestas aonde pegam as madeiras não são manejadas adequadamente. A construção civil é o maior gerador de resíduos, o volume de entulhos de construções de demolições gerados é duas vezes maior que o lixo gerado urbano. Em São Paulo o volume de entulho gerado é de 2500 caminhões por dia; a maioria desses entulhos são jogados em lugares clandestinos, o que tem afetado os córregos e drenagens, colaborando com as enchentes e favorecendo o crescimento de mosquitos e outros