poluição ambiental resenha
Poluição Ambiental
Exposição Humana ao metilmercúrio em comunidades ribeirinhas da região dos tapajós,Pará,Brasil.
Nome: Warley de Carvalho Monteiro Curso: Engenharia Ambiental
Instituição: Unifacs Data: 15/04/2014
Disciplina: Ecossistemas e Poluição ambiental
Resenha
Esta resenha tem como objetivo explanar sobre o artigo em questão no qual o grupo de pesquisadores avaliaram a exposição humana ao metilmercúrio e ao mercúrio total em comunidades ribeirinhas do rio Tapajós e da região metropolitana de Belém, no Estado do Pará, Brasil, através da determinação de mercúrio total e metilmercúrio em amostras de cabelo nos anos de 1994 e 1995.
A exposição humana ao metilmercúrio esta diretamente relacionada a ingestão de alimentos contaminados tem sido associada a tragédias ambientais, como consequência principalmente das atividades industriais, hoje são conhecidos importantes acidentes ambientais decorrentes da descarga de resíduos industriais contendo mercúrio , em baías, rios e lagos, e decorrentes das atividades garimpeiras de ouro, contaminando animais de vida marinha e secundariamente as populações humanas.
No artigo o estudo foi feito a partir da análise de metais nos peixes e pelas amostras de cabelo de comunidades de pescadores (Rainha e Barreiras) localizadas às margens do Rio Tapajós, próximas à cidade de Itaituba no Estado do Pará, situada a 600km da cidade de Belém. Essas comunidades foram escolhidas por sua alimentação ser em grande maioria feita a base de peixe e os participantes não haviam participado de atividades de garimpo, afinal o foco da pesquisa se direciona a pessoas que estão sendo prejudicadas pelo consumo dos peixes expostos ao metilmercúrio.
Foram obtidas aproximadamente 5g de cabelo de cada voluntário participante do estudo, a determinação de metilmercúrio nas amostras de cabelo foi