poluiçao sonora
As incursões são realizadas com base em reclamações e denúncias feitas pela população a respeito de ocorrências referentes a residências e estabelecimentos comerciais estarem durante seu funcionamento com volume de som acima do permitido por lei ou ainda a presença de veículos automotivos com aparelhagem de som mecânico também em desacordo com a Lei do Silêncio, comprometendo assim o sossego de residentes próximos à ação.
O Plantão Especial de Repressão Qualificada à Poluição Sonora é realizado, por meio do Programa Polícia Civil nas Ruas e coordenado pela Superintendência da Capital (SPCC), durante os finais de semana em regiões de maiores incidências da contravenção.
As operações acontecem sempre a partir das sextas-feiras, das 20h às 3hs da madrugada e, se estendem durante os sábados e domingos, a partir das 16h. Os trabalhos policiais são realizados sempre em sistema de escala de plantão, contendo a presença de delegados, investigadores e peritos criminais.
Só neste último fim de semana, por exemplo, a Polícia Civil recebeu 78 chamadas denunciando a prática delituosa. Deste quantitativo, a equipe de policiais do plantão conseguiu atender 54 ocorrências em localidades distintas de São Luís, como Anjo da Guarda, João Paulo, São Cristovão, Cidade Operária, Bairro de Fátima, Monte Castelo, Fumacê, Cruzeiro do Anil e também em São José de Ribamar.
Na ocasião, foram feitas nove autuações em flagrante delito de proprietários de bares, casas de shows, restaurantes, clubes ou ainda de veículos com som automotivo acima do permitido e encaminhados à Delegacia de Costumes e Diversões