Poluentes nas indústrias dos plásticos
CURSO TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS
BRUNO CESAR DE CASTRO ALVES
GEREMIAS DE SOUZA
MARCIA REGINA DA SILVA
SEMINÁRIO
SOBRE
POLUENTES NA INDÚSTRIA DOS PLÁSTICOS
2012
Plásticos
* O que são?
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos
* Usos e aplicações:
Os plásticos possuem diversas aplicações, por exemplo: * Artesanato * Brinquedos * Construção civil * Decoração * Design * Indústria aeroespacial * Indústria agrícola * Indústria automotiva * Indústria farmacêutica * Indústria têxtil * Odontologia
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
Quntidades significativas de combustivel fóssil são requeridas para se fazer plásticos, tanto como máteria prima como energia para fabrica-los, Em torno de 4% da produção anual do mundo de petróleo são utlizados como matéria prima e outros 3 a 4% para fabricação.
* Propriedades dos plásticos
As propriedades dos plásticos são definidas principalmente pela química orgânica do polímero. Tais como dureza, densidade e resistência ao calor, solventes orgânicos, oxidação e radiação ionizante. Em particular, a maioria dos plásticos irá derreter com o aquecimento em torno de algumas centenas de graus Celsius.
* Classificação
Podem ser subdivididos em termoplásticos e termofixos. *