Pollicy based managment
352 palavras
2 páginas
Policy Based Managment ( PBM)É um recurso que foi introduzido no Sql Server 2008, sua função é permitir o gerenciamento dos dados através de politicas. Basicamente podemos criar uma politica para aplicar uma grande variedade de regras a serem aplicadas , definindo na politica as seguintes informações:
Target - A entidade a ser gerenciada pelo PBM , exemplo um banco de dados, tabelas, views, logins , etc
Management Facet - Uma série de propriedades lógicas que definem o comportamento ou características do tipos definido no target.
Condition – Uma expressão boleana que especifica o estado permitido para o comportamento ou característica definido no "management facet" para a entidade definida no "Target".
Policy – Define o momento da validação para o comportamento esperado.
Com isso podemos criar, por exemplo, uma política para garantir que todas as tabelas do banco de dados iniciem com o prefixo "TB_" , por exemplo, para isto bastaria configurar uma política da seguinte maneira:
Target – "Tables" (Tabelas)
Management Facet - "Table name" (Nome da tabela)
Condition – "TB[_]%" (O simbolo percentual indica um wildcard igual a um like, ou seja, a tabela deve ter o nome começando com "TB_ e qualquer coisa pode vir depois. Tive que usar colchetes com o undescore, porque ele também é um wildcard e o SQL poderia não entender como um caracter.
Policy – ‘"Check on change -Prevent" (Verificar ao alterar)
Vantagens :
A adoção do PBM ajuda o DBA a manter o banco de dados organizado como por exemplo:
Auxiliar na configuração das instancias de modo que somente os recursos necessários estejam habilitados
Montar padrão de nomenclatura de objetos, garantir que todos os objetos criados sigam o padrão de nomes e corrigir aqueles objetos que desrespeitam os padrões .
Exemplo: definir uma regra aonde nenhuma stored procedure seja iniciada com “ sp “ pois se forem iniciadas com este nome primeiramente o sql vai procurar no banco de dados máster para