Politique
OTÁVIA CRISTINA DE LIMA FERREIRA
ANÁLISE DOS EFEITOS CAUSADOS PELA CRISE MUNDIAL ENTRE OS DEKASSENGUIS, SEGUNDO OS MECANISMOS USADOS POR JON ELSTER NO SEU LIVRO PEÇAS E ENGRENAGENS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.
FORTALEZA
JUNHO DE 2009
INTRODUÇÃO
O trabalho exposto a seguir trata de uma análise feita entre os dekasseguis que retornaram ao Brasil devido à crise que afetou o mercado econômico mundial. Essa crise não afetou somente a economia, mas também o psicológico dessas pessoas, que tiveram que se adaptar bruscamente a uma nova realidade.
De acordo com alguns mecanismos propostos por Jon Elster em seu livro Peças e Engrenagens das Ciências Sociais, tento explicar através destes as mudanças ocorridas na vida dessas pessoas.
Dekasseguis enfrentam choque cultural no retorno ao Brasil. Efeitos podem levar a depressão e ao suicídio em alguns casos. Crianças têm dificuldades para se adaptar à escola brasileira.
Dekasseguis: o desafio da volta.
A volta dos dekasseguis ao Brasil não tem apenas um impacto econômico. Após passarem vários anos imersos em uma sociedade com costumes, práticas, regras e tradições diferentes da brasileira, muitos deles enfrentam um choque cultural na hora em que desembarcam no país natal.
O efeito, segundo especialistas, afeta tanto os adultos quanto as crianças e pode ter um final trágico, se não forem adotadas providências a tempo. Podemos notar nesse trecho da reportagem da G1, uma mudança brusca na vida de algumas pessoas, os chamados “dekasseguis”, que é a comunidade dos imigrantes brasileiros no Japão. Com a crise mundial, os dekasseguis tiveram que voltar para o seu país de origem. O impacto econômico, a mudança de hábitos e costumes dessas pessoas que estavam