Politicas
BC vai usar política monetária para o controle da inflação se necessário
Em entrevista na África do Sul, Tombini 'esclareceu' fala da presidente.
Presidente do BC disse que , tolerância com inflação foi equivocada.,
Do G1, em São Paulo
1 comentário
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que o Banco Central usará o instrumento de política monetária para combater a inflação "se e quando necessário". "O que eu posso assegurar a vocês é que quando, se e quando, for preciso usar o instrumento de política monetária para o controle da inflação, isso ocorrerá", disse em entrevista na Cúpula dos Brics, na África do Sul, nesta quarta-feira (27). saiba mais * -------------------------------------------------
Dilma diz ser contra combate à inflação que sacrifique crescimento * -------------------------------------------------
Dilma diz que sua fala sobre inflação foi manipulada * -------------------------------------------------
Para Tombini, outras ações ‘poderão ser necessárias’ para conter inflação
Tombini falou a jornalistas para "esclarecer" fala da presidente Dilma de que não concorda com políticas de combate à inflação que 'olhem' a questão do crescimento econômico.
A fala foi interpretada pelo mercado como uma possibilidade de que uma alta na taxa básica de juros, a Selic, para conter a inflação, possa demorar mais a ocorrer (leia a reportagem"Dilma diz ser contra combate à inflação que sacrifique crescimento").
Depois da entrevista, a presidente Dilma Rousseff afirmou que houve "manipulação" dos comentários feitos por ela sobre inflação e crescimento econômico, em Durban, na África do Sul. “Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”, afirmou.
Tombini
"Qualquer implicação da fala dela hoje, de que há tolerância com a inflação, é uma interpretação equivocada, certo? Ela mencionou que não vai... que o governo dela não sacrificará