Politicas
O Ipea edita anualmente uma publicação que analisa as ações do governo federal na área social, o boletim políticas sociais: acompanhamento e análise (BPS). O boletim políticas sociais do Ipea oferece dados e informações em relação a certos temas, e discute também como se desenvolvem políticas sociais no brasil. Apesar da última edição, nº 22 de 2014, ter como seu tema em destaque, “as confluências entre a política social brasileira e o mundo do trabalho”, nos outros capítulos são abordados diversos temas. Alguns dos temas abordados no boletim são as políticas pela igualdade racial e pela igualdade de gênero.
O boletim ao tratar da situação social da população negra faz um alerta às altas taxas de homicídio de jovens negros. Enquanto a taxa de homicídios de jovens brancos no Brasil, entre 2002 e 2010, diminui de 40,6 para 28,3, para jovens negros aumentou de 69,6 para 72,0. Diante disso o Ipea destaca os movimentos sociais que combatem essa violência, como: a campanha nacional contra o genocídio/extermínio da juventude negra, coordenada pelo Fórum Nacional de Juventude Negra; campanha “Reaja ou será Morto, será morta”; campanha nacional contra a violência e extermínio de jovens, coordenada pela Pastoral da Igreja Católica; Marcha Estadual contra o Extermínio da Juventude Negra do Espírito Santos. Destacando ainda mais a importância do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra/Plano Juventude Viva.
Um ponto importante para se refletir na luta contra o racismo é a educação. Em relação a isso a pesquisa realizada pelo Ipea fala da importância da implementação da Lei no 10.639/2003 que tornou