politicas
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ENFERMAGEM
INCLUSÃO DOS CIDADÃOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE
Fichamento apresentado no 3° período do curso de Enfermagem da faculdade Ages como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina de Políticas de saúde públicas, sob a orientação do professor Humberto Aparecido Faria.
Paripiranga
17 de Abril de 2015
Organização Pan-Americana da Saúde e Conselho Nacional de Saúde. Inclusão dos cidadãos nas políticas de saúde: experiências Brasileiras e Européias. Resultados: laboratório de inovação sobre inclusão de cidadãos na Implementação das politicas de saúde. Organização pan-americana da saúde, conselho nacional de saúde. Brasília: 2012.
RESUMO DA OBRA:
Para o MS, a gestão administrativa e financeira do SUS é um dos tópicos de maior relevância para os gestores da saúde publica em quaisquer esferas de gestão. Dentro desse espaço encontra o trabalho realizado pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde) com a cooperação técnica da organização Pan-americana da saúde/ Organização mundial de Saúde-OPAS/OMS é apresentada aos conselheiros de saúde e ao publico que se interessa dentro e fora do país. Tendo como resultado do laboratório de inovação que como tema teve a Inclusão de Cidadãos na Implantação das políticas publicas de saúde, focada para as redes de atenção no período de 2011, tendo como objetivo a seralcançado, revelar e valorizar experiências de participação e inclusão uma estratégia que representa uma concepção de atenção pensando juntos conselheiros e gestores do Sistema Único de Saúde na incorporação de soluções e práticas inovadores sendo os laboratórios LI que apontam para o estabelecimento de novas reações entre profissionais de saúde envolvidos, os indivíduos, sua família e sua comunidade de produtores, de divulgadores das evidencias da boa gestão seja pelos gestores ou pelos processos de controle social enfatizando a liberdade do cidadão e a necessidade de políticas de