politicas sociais
1. Introdução........................................................................................................3
2. Desenvolvimento..............................................................................................4
3. Conclusão.........................................................................................................8
4. Referências.......................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo entender e analisar a Política de Assistência Social conhecendo sua trajetória, tendo seu inicio no capitalismo, construída por meio das mobilizações das classes e efetivando-se como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais.
Com a expansão do capital e a pauperização da força de trabalho, as práticas assistenciais de benemerência foram apropriadas pelo Estado direcionando dessa forma a solidariedade social da sociedade civil.
2 DESENVOLVIMENTO
No inicio do século XX no Brasil, a pobreza não era compreendida como questão social, quando surgia alguma problemática social que prejudicava a sociedade, era tratada como “caso de polícia”. Dessa forma a pobreza era tratada como disfunção individual.
A igreja Católica, em 1922 organizou a I Conferência de Ação Católica em direção aos ideais assistencialistas de ordem cristã com base nos fundamentos de São Tomas de Aquino. Um década após esta conferência, Adele de Loneux, visita o Brasil trazendo novos ideais europeus acerca do Serviço Social.
Em 1936 surge a primeira escola de Serviço Social em São Paulo, acompanhando o método norte americano, são formadas as primeiras assistentes sociais, com visão conservadora, calcada em um fundamento religioso arcaico.
O Brasil