Politicas Sociais
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão irá abordar a construção da política de assistência social a partir da Seguridade Social de 1988, bem como contextualizando os momentos históricos como político, econômico e social da época. SOCIAL, sendo esta, a principal frente de intervenção do assistente social.
Será abordado a implantação da Política de Assistência Social, com seus marcos legais, sendo a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS de 1993,a Política Nacional de Assistência Social de 2004, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS(2005) e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassisatenciais de 2009, nos respectivos momentos históricos, a riqueza desses processos, essas conquistas em tão breve tempo, leva a uma rápida constatação, a disponibilidade e o anseio dos atores sociais. Serviços realizados em grupos, organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de riscos e prover os seus direitos.
DESENVOLVIMENTO A constituição Federal, para a maioria das nações é a mais importante norma. No caso do Brasil, nossa norma maior. A constituição federal de 1988 foi responsável por estabelecer as diretrizes de toda atuação humana na sociedade brasileira. Tendo em seu artigo 1º os fundamentos da Republica Federativa( Soberania, Cidadania, Dignidade da pessoa humana, Valores sociais do trabalho, Livre iniciativa, Pluralismo político). A estrutura política é assim manifestada: Forma de governo, Sistema de governo, Regime político, Forma de estado. A previsão dos direitos e garantias