Politicas regionais e formação territorial do Brasil
POLÍTICAS REGIONAIS
As políticas regionais surgiram com a ação do governo com o sentido de corrigir a distribuição do mercado de trabalho e tornar possível uma melhor distribuição espacial e populacional da prosperidade econômica.
O Brasil já tem uma larga experiência sobre políticas regionais, elas surgem com formas mais sistematizadas a partir da década de 50 com a criação dos órgãos: -BNB (Banco do Nordeste do Brasil ) É uma instituição bancaria de que possui como principal acionista o governo federal brasileiro
-SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do
Nordeste)
É uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do sistema de planejamento e de orçamento federal. O resultado de tais políticas, não foi satisfatório na medida em que o desequilíbrio regional da economia pouco se alterou nesse período.
Algo de novo deve ser perseguido no desenho de políticas regionais do Brasil no século 21. No caso simplesmente o novo pode ser uma ação mais decisiva e determinada do governo federal; isto é, o novo seria apenas fazer de forma corajosa e determinada a velha promessa de apoiar as regiões com menos desenvolvimentos.
Cabe ao governo incentivar que as atividades econômicas se desloquem para o nordeste e regiões com menos desenvolvimentos. Ao mercado cabe definir os setores, partes das quais potencialidades das regiões seriam desenvolvidas.
Formação territorial do Brasil O território ocupa 8 514 876 Km² e é o quinto lugar em tamanho, o Brasil é considerado um país continental por ocupar parte do continente da América do Sul tendo diversidade no clima, fauna, flora, relevo, cultura e também riqueza mineral e hídrica.
Acontecimentos históricos que