Politicas Públicas e o Serviço Social
Introdução
Políticas Públicas e o Serviço Social 04
05
Conclusões 09 Referências 10
INTRODUÇÃO
As Políticas Públicas justificam sua existência pela necessidade de orientar os gestores públicos nas tomadas de decisões quanto aos assuntos políticos e públicos com ações coletivas diretas que garantem os direitos sociais de um povo. Nesse contexto, essas políticas buscam verificar questões que permeiam a liberdade, igualdade, garantia dos direitos das necessidades básicas.
A conquista dos direitos sociais, através das Políticas Sociais no Brasil, vem de um longo e árduo caminho. É inegável que houve importantes avanços, mesmo que relacionados por diversos períodos de estagnação e alguns retrocessos. No início do século XX a questão social era encarada pelo Estado por meio de ações pontuais, emergenciais e fragmentadas, além de ser tratada como um caso de polícia e como um defeito moral. A construção das Políticas Sociais no Brasil foi lenta e gradual e sempre foi resultado de uma efetiva participação dos trabalhadores. O Serviço Social enquanto profissão se deu por um processo complexo, não aconteceu de forma linear e contínua, desde sua origem, passando por sua trajetória sócio histórico, possuem características complexas, que nem sempre são apreendidas e compreendidas pela sociedade. O presente estudo propõe como objeto as políticas públicas no contexto do Serviço Social, e, como objetivo central analisar as questões mais relevantes sobre o tema, destacando aquilo que for mais apropriado.
POLÍTICAS PÚBLICAS E O SERVIÇO SOCIAL
As políticas públicas são decisões do Estado resultantes do esforço de buscar as soluções dos problemas enfrentados por pessoas e pela comunidade. Partindo da máxima de que a política é a resolução pacífica de conflitos, podemos considerar que a gênese das políticas públicas está no processo de permanente conflito entre os diversos componentes da