POLITICAS PUBLICAS
USUARIOS DE ENTORPECENTES
Introdução A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATEGIA PARA CONTRUIR O ENFRENTAMENTO DAS PROBLEMÁTICAS DECORRENTES DO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS PROMOVENDO POLITICAS PUBLICA DE REDUÇÃO DE DANOS; LIMITES E POSSIBILIDADES; SEMPRE DESENVOLVENTO AÇÕES . NA ATUALIDADE, O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE O SISTEMA ÚNICO DE ASSSISTENCIA SOCIAL, OS MINISTERIOS DA JUSTIÇA, DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO, AS SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, DEFESA SOCIAL DENTRE OUTRAS, JÁ COMPREENDERAM QUE A QUESTÃO DAS DROGAS NÃO E TAREFA DE APENAS UMA ÁREA DE ATUAÇÃO MAIS DE TODA A SOCIEDADE .
NO ENTANTO E NESCESSARIO QUE ATITUDES BASICAS SEJAM RESPEITADAS E LEVADAS A CABO NESSE PROCESSSO, SEJAM ELASOS PRINCIPIOS DO SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E SUAS SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL CONSIDDERANDO O TRABALHO DAS EQUIPES MULTI-DISCIPLINAR ALÉM DA PERSPECTIVA DA LINHA DE CUIDADO NAS AÇÕES TERRITORIAIS. lei 10.216 e a lei 11. 343 Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Toda a Politica Publica Socioassistencial são baseadas nesta legislação federal.
Objetivo O obejetivo de uma política publica para dependentes de entorpecentes e de estrema inportancia na sociedade atual principalmente pelos fatos que estão ocorrendo o uso de drogas, sejam elas licitas ou ilícitas, em diversas sociedades e épocas, não constituíam problema ou motivo de alarde, uma vez que foram por muito tempo entendidas como de maneira restritamente da natureza humana. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC, na sigla em inglês) estima que, em 2009, entre 172 milhões e 250 milhões de pessoas usaram drogas ilícitas; dentre estas, cerca de 18 milhões a 38 milhões eram dependentes de drogas. Globalmente, o uso de droga é um dos 20 principais fatores de risco à saúde e um dos 10 nos países desenvolvidos (UNDOC, 2010) O crack é uma droga estimulante do sistema nervoso