Politicas Publicas
A metodologia usada pelo CREPOP para a investigação se divide em 3 partes: o primeiro é o levantamento de campo com o objetivo de delimitar o campo de investigação, o segundo trata da investigação da prática, com a aplicação pelas unidades do Crepop nos Conselhos Regionais dos instrumentos definidos para o campo a ser pesquisado, e o terceiro a produção de referencia que consiste na elaboração do documento de referencias técnicas. Para o Crepop a ferramenta de consulta publica abre a possibilidade de uma ampla discussão sobre a atuação do psicólogo na rede de atendimento permitindo a participação e contribuição de toda a categoria na construção sobre o fazer desta.
A atuação do psicólogo em “Politicas Publicas de Álcool e outras Drogas” emerge de uma demanda da categoria , com a necessidade de promover discussões e ações acerca da questão, destacando-se a violação dos Direitos Humanos e a importância da perspectiva da redução de danos (RD) no atendimento aos usuários de álcool e outras drogas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os desafios encontrados pelos psicólogos são as dificuldades encontradas no cotidiano por ocasião do desenvolvimento do trabalho com os usuários de álcool e outras drogas, tais dificuldades estão inter-relacionadas, pois possuem múltiplas causas e geram barreiras para que a politica de atenção integral ao usuário de álcool e outras drogas sejam sempre executadas dentro do que foi planejado pelos profissionais. Tipos de Causas: adesão do usuário ao tratamento, os preconceitos, a relação com a família, a falta de capacitação profissional, os entraves para a realização de um trabalho em equipe, os problemas do trabalho em rede, a carência de recursos humanos, financeiros e materiais, a estrutura física inadequada, e a baixa remuneração e desvalorização do trabalho. Os próprios participantes se referiram ao pouco conhecimento acerca