Politicas Publicas
Unidade 1
Ciclo de políticas públicas
A sociedade caracteriza-se pela complexidade devido a diversidade de interesses,valores e idéias o que gera uma multiplicidade de cooperação, competição e conflito. Para que a sociedade viva em harmonia preservando assim sua existência a administração pode ser através da força ou da política . Para consenso ou para controlar o conflito recorre-se à política. Em um ambiente tenso por relações de poder entre atores do Estado e da sociedade estão inseridas as políticas públicas (policies) . No contexto do ciclo as politicas publicas são consideradas sistemas de ação pública.A abordagem do ciclo de políticas é adequada para administração da complexidade quando associada ao modelo sistêmico. O ciclo de politicas identifica-se pela divisão em etapas sequenciais no caso:
1 – Formação de Agenda- Definição do problema-Análise do problema- Formação de alternativas-Tomada de decisão-Implementação-Monitoramento-Avaliação -Ajuste.
As fases não seguem um caminho linear, pelo contrário seguem a dinâmica do contraditório em que o ciclo se retroalimenta a cada turno ou seja pode se observar no processo fases sobrepondo-se ou retrocedendo a outras.
Qual a importância da compreensão do ciclo das politicas públicas para o gestor? Possibilita a compreensão do processo das politicas públicas bem como os instrumentos necessários para aperfeiçoá-la.Através dessa concepção pode-se entender como são tomadas ou não as decisões, identificar os processo político-administrativos, estratégias e mecanismos para realização da política e comportamento dos atores em cada fase do processo.
O ciclo de politicas identifica fases sequenciais e interativas-iterativas.
Na busca de um exemplo prático encontrei um modelo simples onde se inserem as cinco etapas:
Tomemos