politicas publicas na educação especial
DORA CORREA
Resumo: Este artigo tem o propósito de pontuar e apresentar quais as políticas públicas de educação inclusiva , buscando perceber suas contribuições na perspectiva de uma educação inclusiva. )Políticas de inclusão propõem contemplar alunos com necessidades educacionais especiais na escola, uma educação de respeito às diferenças e valorização de suas habilidades. Para tanto,visualizamos tentativas de implementação de políticas propositivas de mudança social e educacional visando a efetivação, na prática, dessas políticas tão almejadas pelas instituições escolares e sociais.
Palavras-chave: Politicas públicas. Educação especial, Inclusão
Pinhais, 2014.
Pós-graduando em EDUCAÇÃAO ESPECIAL E INCLUSÃO pela Faculdade de Pinhais – FAPI .
E-mail: renirodrigues34@yahoo.com.br Titulação do(a) orientador(a). E-mail: e-mail do(a) orientador(a)
INTRODUÇÃO
A educação brasileira tem diante de si o desafio de possibilitar o acesso e a permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola, na perspectiva inclusiva. No entanto, compreender quais são as políticas públicas de educação inclusiva em documentos legais é fundamental para identificar os avanços e recuos presentes no sistema educativo.
Para falar de políticas de inclusão social, é necessário definir o que o Poder Público chama de políticas de inclusão, tais iniciativas em geral destinam-se a pessoas que por alguma razão social, física ou limitação psíquica estão à margem da sociedade. A atual proposta de inclusão enfatiza a necessidade da desconstrução de preconceitos, reafirmando a luta pela garantia e igualdade de direitos e oportunidade a todos.
É importante refletir sobre os impactos das ações emanadas de políticas públicas para professores e alunos, em se tratando de educação inclusiva.Muitas vezes, o educador se vê na posição