Politicas publicas em educação
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país. Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxilia no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas tendo como apoio o livro “O Saci e a reciclagem do lixo”, do autor Samuel Murgel Branco, para que os alunos se conscientizem de que preservar o planeta é o objetivo não só de uma nação, mas de todo o Planeta Terra.
II – Justificativa:
Com a preocupação em contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades, sentimos a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer.
III – Objetivos Gerais:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente